Siderópolis celebra o 7 de Setembro relembrando sua cultura e origens

A Independência do Brasil foi celebrada em Siderópolis de maneira grandiosa. A população compareceu para acompanhar o desfile com escolas, entidades e empresas que trouxeram para a rua a história, cultura e as conquistas do município. O desfile cívico percorreu a Avenida Presidente Dutra até a Piazza Nova Beluno, com quase 50 entidades.

Além das fanfarras e balizas, já tradicionais em 7 de setembro, a forte influência da colonização italiana apareceu com força, em trajes e “carro alegóricos”. As entidades reforçaram essas raízes históricas, com representações que remontam à chegada dos primeiros imigrantes italianos à região. Outro aspecto da história de Siderópolis presente no desfile foi a extração de carvão mineral, que foi representada por réplicas de equipamentos antigos, como a famosa Marion, e o turístico túnel do trem.

A fé também esteve presente, representada por entidades religiosas e também por meio de escolas e das comunidades. O desfile lembrou de figuras ilustres, como o ex-jogador do Comerciário, Botafogo e que chegou a seleção brasileira de futebol, Valdo, que foi homenageado em dois momentos. Primeiro pelo CEI Criança Cidadão, que é uma extensão da Escola Michel Lazzarin, e depois pelo Colégio Dom Orione.

Os 60 anos da Escola Silvio Ferraro

A Escola Silvio Ferraro aproveitou o desfile como parte das comemorações dos seus 60 anos de fundação. Como uma das formas de celebrar trouxe para a avenida todos os diretores que passaram pela escola ao longo de sua história, com destaque especial para a centenária Aurora Coral, primeira diretora de esteve à frente da instituição 1964 até 1966. Ela quebrou o protocolo da cerimônia pedindo a palavra. “Muito obrigado a todos o povo que participou”, agradeceu, sob fortes aplausos dos presentes.

Ao final do desfile e depois de terem desfilados pela Colegio José do Patrocínio, os integrantes da Banda American Night, que fez sucesso na região nos anos 60, foram homenageados com uma moção de aplauso concedida pela câmara de vereadores, e ainda e depois se apresentarão no palco da Piazza Nova Beluno.