Programa Sanitarista Júnior inicia na Escola Miguel Lazzarin

O programa Sanitarista Júnior – defesa agropecuária, teve início nesta semana na Escola Miguel Lazzarin. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura de Siderópolis e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) que leva para escolas ações de consciência ambiental, permitindo assim, que os alunos desenvolvam valores e competências fundamentais para o exercício da cidadania.

No município, já é tradicional que o projeto ocorra na Escola Miguel Lazzarin, que fica situado em uma localidade rural. Este ano a programação terá encontros ministrados pelo veterinário do Município Elvys Steinheuser, e a veterinária da Cidasc Giovanna Hermann, além do engenheiro agrônomo da Cidasc, João Natalino.

“Trabalhamos com eles no sentido de educar tanto em relação ao animal quanto vegetal para evitar que tenham punições. Sempre no sentido de orientar, para que eles tenham conhecimento das doenças, para impedir que chegue ao Município, ou se a doença chegar nas propriedades, impedir que ela dissemine para as demais propriedades”, comentou a veterinária. Ao todo, participam do projeto duas turmas, do 5º e 6º ano, com 26 alunos.

No primeiro momento os alunos vão até a sede da Cidasc conhecer como ela funciona e depois participam de palestras na escola com a presença de profissionais de diversas áreas. O cronograma desenvolvido para o programa aborda defesa sanitária animal, doenças dos bovinos, suínos, aves e equinos, sanidade animais aquáticos, inspeção de produtos de origem animal, bem-estar animal, abelhas, defesa sanitária vegetal, produção orgânica de alimentos, meio ambiente e produção agropecuária e saúde humana.

“O programa acontece durante todo o ano e no final fazemos uma formatura onde eles recebem um certificado de que participaram de todo esse processo”, comentou a diretora da escola Susana Cambruzzi Olivo.