Siderópolis conclui Plano Habitacional

O Governo Municipal de Siderópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento e Habitação, finalizou no mês de outubro o Plano Local de Habitação de Interesse Social. O documento é um dos mais importantes instrumentos para implementação da Política Municipal de Habitação, atendendo princípio previsto na Constituição Federal, e planejando ações no setor de habitação prevendo os próximos 16 anos.

Com a participação de entidades e da sociedade civil, Siderópolis foi um dos primeiros municípios da região carbonífera a finalizar o plano e a partir de então está apto a pleitear recursos na área habitacional. Atualmente o problema maior é para 225 famílias que não possuem residência em condições de habitar.

A atual administração concluiu em 2009 a entrega de 107 casas populares, reduzindo sensivelmente a demanda reprimida. “Temos encaminhado vários projetos, entre eles um que busca recursos que possibilitem reforma em residências precárias, outro problema apontado no plano habitacional”, explica a Secretária Magna Stopazzolli.

Também está em tramitação projeto para inclusão de Siderópolis em programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida, já que o Plano Local de Habitação de Interesse Social indicou entre as necessidades, a prioridade para as famílias com renda mensal de até três salários mínimos. “O Plano possui metas de médio e longo prazo para sanar o déficit habitacional”, afirma Magna.