Governo de Siderópolis convoca agentes culturais para discutir aplicação da Lei Aldir Blanc 2

O Governo de Siderópolis por meio do Departamento de Cultura e Turismo está convocando entidades e associações ligadas à cultura e a sociedade para uma reunião que acontecerá na próxima quinta-feira (02/05), no auditório da Câmara de Vereadores de Siderópolis. O encontro, organizado em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas e Culturais, visa discutir as estratégias para a aplicação da Lei de Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), chamada Aldir Blanc 2.

A reunião terá como foco principal a discussão do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR). “Discutiremos as especificações dos valores destinados e o início do plano para aplicação desses recursos. Toda comunidade está convidada a participar e contribuir com ideias e sugestões para garantir que esses recursos sejam aplicados da forma mais eficaz possível”, explicou o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes.

Sobre a Lei Aldir Blanc 2

A Lei, sancionada em 2020 com o objetivo de apoiar profissionais da cultura e manter espaços culturais durante a pandemia da Covid-19, oferece recursos para aplicação em iniciativas culturais em todo país. Em Siderópolis, este ano a Lei destinou, por meio do decreto 11.740/2023 o valor de R$ 115.978,61.

Um dos pontos-chave da Lei é o apoio direto aos artistas locais que comprovem atividade artística em qualquer uma das linguagens das artes. O processo será aberto em breve por meio de editais e chamadas públicas, visando contemplar projetos culturais que beneficiem a população. Este será o terceiro ano que o Governo de Siderópolis, junto ao Governo Federal, lança editais culturais de auxílio à classe artística a desenvolver projetos de economia criativa e solidária (Aldir Blanc, Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2).

“Esperamos contar com a participação da população nessa discussão do nosso desenvolvimento cultural. Juntos, podemos criar um plano abrangente e significativo para o uso eficiente desses recursos em benefício de toda a comunidade”, convidou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.