Prefeitura de Siderópolis aguarda reposição das perdas do FPM

A aprovação no Congresso Nacional essa semana do projeto que abre crédito suplementar de R$ 1 bilhão no Orçamento da União para socorrer as prefeituras afetadas por perdas resultantes da redução dos repasses do Fundo de Participação dos Estados e dos Municípios (FPM) traz uma nova perspectiva para os administradores neste final de ano.

O projeto permite que o Governo Federal preste apoio financeiro para que os municípios recomponham suas receitas, afetadas pela queda do repasse do FPM, em decorrência da crise financeira mundial. “A situação continua preocupante e a pressão também. Temos usado de todos os artifícios para não atrasar o pagamento de pessoal, mas o cinto está cada vez mais apertado. Esperamos que essa ajuda seja sancionada pela União”, comenta o vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e presidente da Amrec, prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga.

Perdas chegam a quase R$ 300 mil no ano

A prefeitura de Siderópolis deixou de arrecadar desde o início do ano somente com o repasse de FPM, R$ 291.931,26. A expectativa é de que boa parte destes recursos volte para os cofres municipais. “Esses valores vão minimizar o nosso sofrimento. O Governo já repôs no meio do ano uma parte, que significou cerca de R$ 70 mil para Siderópolis. O problema é que também temos perdas de outras fontes, como, por exemplo, de ICMS”, explica Guinga.