Guinga toma posse na presidência da Fecam

O prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, tomou posse na tarde desta terça-feira (31) na presidência da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O evento reuniu lideranças de todo o Estado de Santa Catarina no Centro Empresarial Terrafirme, em São José. Ele recebeu o cargo do prefeito de Capão Alto, Antonio Coelho Lopes Junior.
Vice-governador Eduardo Pinho Moreira enalteceu o trabalho é a conduta ilibada de Guinga. “É um político dedicado e que tem feito muito por Siderópolis e agora vai fazer ainda mais representando os municípios catarinenses”, disse. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, destacou causas municipalistas importantes como a municipalização do ensino, distribuição dos royalties do petróleo e Emenda 29, que destina mais recursos para a área da saúde.
    Guinga é o primeiro prefeito da região carbonífera a assumir o cargo por um período de um ano. “Estou extremamente feliz pela participação das lideranças comunitárias, empresarias, de classe, políticas, meus amigos e familiares. A responsabilidade é ainda maior e o nosso esforço e trabalho intensificados na luta do municipalismo”, destacou o prefeito.
    Presidente em exercício do Tribunal de Contas, César Filomeno, conselheiro do TCE, Júlio Garcia, ex-governador Leonel Pavan, vice-presidente nacional do PP, ex-deputado Ricardo Barros, deputados Valmir Comin, José Milton Scheffer, Mauro de Nadal, Mauricio Escudlark, Reno Caramori, Marcos Vieira, Luci Choinacki, secretários de estado, cerca de 120 prefeitos, incluindo os prefeitos de Blumenau, João Paulo Kleinubing, de Joinville, Carlito Merss, de Rio do Sul, Milton Hobus, de Florianópolis, Dário Berger, de São José, Djalma Berger, Criciúma, Clésio Salvaro entre outras lideranças políticas, empresariais e de entidades representativas.
    Durante evento, foi feita a escolha dos membros do Conselho Executivo e do Conselho Fiscal da entidade, o primeiro formado por seis prefeitos, entre eles o novo presidente, e o segundo por 15, dos quais oito titulares e sete suplentes. Já o Conselho Deliberativo da Federação no exercício 2012 foi composto pelos presidentes das 21 Associações de Municípios de Santa Catarina.
    Antes da eleição e posse, foram feitas a apreciação e deliberação sobre o Plano de Trabalho e o Orçamento da FECAM para 2012, além da apresentação do Relatório de Atividades e da Prestação de Contas, relativos ao exercício de 2011. Durante a cerimônia, também foi divulgado o X Congresso Catarinense de Municípios, com o tema "Compensações ambientais e condutas vedadas em ano eleitoral", que ocorrerá nos dias 19 e 20 de abril de 2012, no CentroSul, em Florianópolis.