Siderópolis irá receber evento sobre Protagonismo Negro

A primeira atividade programada para o ano de 2019, pelo Movimento de Conscientização Negra Cruz e Sousa, será neste sábado, 25, às 15 horas no Centro Social Urbano, no centro de Siderópolis. O evento leva o nome de Protagonismo Negro, é aberto ao público geral e a entrada é gratuita. No local terá atrações culturais, organizadas pelo projeto Batukart, que faz a integração de crianças com atividades. Também terá palestra sobre “Saúde e doenças prevalentes na população negra”, ministrada pela militante e conselheira estadual da população afro descendente de Santa Catarina, ocupante da cadeira da Secretaria de Saúde, Cláudia Prado da Rosa.

O evento faz parte do calendário anual do movimento que é desenvolvido a partir de datas que referenciem o mês, como maio, que faz alusão a “abolição”. “Dessa forma programamos essa atividade que visa à conscientização, a informação e a aprendizagem. Muitas pessoas não têm acesso aos problemas relacionados à saúde negra, por isso o tema escolhido foi um assunto pouco esclarecido e a palestrante selecionada tem um conhecimento vasto no assunto”, destacou a vice-presidente do movimento, Elaine Barreiros.

O evento é uma realização do Movimento de Conscientização Negra Cruz e Sousa e apoiado pelo Governo Municipal. “Convidamos toda população para participar conosco. Com certeza iremos aprender muito juntos e levar para prática um assunto que muito não se fala, mas que é de grande relevância”, comentou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão.