Lages e Joinville saem na frente do Futsal Sênior (Sexta-feira)

Começou nesta sexta-feira à noite, em Siderópolis, o 18º Campeonato Estadual de Futsal Sênior, Taça Ascendino José Vicente, reunindo as equipes de Criciúma, Joinville, Lages e São Bento do Sul. A abertura oficial e os dois primeiros jogos aconteceram no Ginásio 19 de Dezembro e durante a abertura o prefeito Douglas Warmling, o Guinga, destacou a satisfação de receber o campeonato na cidade que tanto investe no esporte. Logo após o ex-jogador André Taboada Scobar, o Dedé, fez o juramento para o início da competição. Antes de a bola rolar foi prestada uma homenagem ao Presidente da Liga Amadora Criciumense, Ascendino Vicente, pelos relevantes serviços prestados ao esporte da bola pesada. “Eu comecei a gostar disso tudo (futsal) em 1971 quando levava meu cunhado para treinar no clube Honório Búrigo. Depois disso não saí mais. Em 1991 virei presidente da LAC”, explica o homenageado.

Regulamento

O campeonato estadual Sênior recebe um regulamento diferente do futsal tradicional. O jogo tem os mesmos 40 minutos, mas é dividido em quatro tempos de 10 com pequenos intervalos entre um e outro. Além disso, várias outras regras devem ser seguidas, como, por exemplo, o primeiro quarto ser jogado por maiores de 45 anos e que não podem ser substituídos, exceto por contusão.

Criciúma perde no fim

Lages é o maior vencedor da competição desde a primeira disputa acontecida em 1991. Não era de duvidar. Com torcida organizada e toda a comissão técnica o time desceu a serra e chegou a Siderópolis novamente como favorito ao titulo. Criciúma havia se preparado em treinos semanais um mês antes da competição e sabendo das dificuldades resolveu colocar força máxima na partida. O jogo começou com bom toque de bola e aos quatro minutos Daniel Colombo abriu o placar para Criciúma. Aos 18 Marcos empatou para Lages. Novamente o time do sul do Estado ficava na frente quando Zavatini, aos 23, fez 2 a 1. No entanto um minuto depois Paulo Henrique empatou e o jogo ficou quente quando Marcos foi expulso. Na seqüência, ainda no terceiro quarto, o craque Dedé fez falta normal na entrada da área. O juiz entendeu o lance de outra maneira e talvez numa das poucas vezes na história do salonismo, Dedé foi expulso. Um minuto depois Edson Hofman virou o placar para Lages. Mas aos 29 Zavatini empataria de novo para Criciúma. Faltando quatro minutos para o fim do jogo Paulo colocou Lages na frente e dois minutos depois Anderson igualou o marcador pela quarta vez na partida. No entanto faltando 30 segundos para o fim do jogo Marcos Vinícius faria o quinto e daria números finais ao marcador restando 15 segundos, Lages 6 a 4 Criciúma. Estiveram em quadra jogando por Criciúma entre outros os ex-craques Dedé, Sabiá, Melão, Zavatini, Henrique, Anderson, Sarandi, Daniel Colombo, Eron, Serginho Meller e Pinga. Quem dirigiu a equipe foi o ex-goleiro Val.

Joinville vence no primeiro jogo

São Bento do Sul e Joinville se enfrentaram no primeiro jogo da noite. Com bastante movimentação dentro de quadra o time de Joinville acabou levando a melhor, 5 a 2. Marcaram para Joniville Márcio, José Luiz, Carlos (2) e Edílson, sendo que Jair e Raul descontaram para São Bento do Sul. A segunda rodada prossegue neste sábado com jogos às 17h e 18h.