Siderópolis promove Mostra Pedagógica Socioambiental

A prefeitura de Siderópolis, através da Secretaria de Educação, e em parceria com a Casan e a empresa Engevix, promoveu a 1ª Mostra Pedagógica da Oficina de Sensibilização Socioambiental da Barragem do Rio São Bento. O evento aconteceu no Siderópolis Clube, e na oportunidade foram apresentados os trabalhos desenvolvidos desde fevereiro.             O objetivo da oficina era inserir os alunos e educadores no conjunto de atividades voltadas a minimizar os impactos ocorridos com a construção da Barragem no município. Participaram professores do 1º ao 5º ano, e um total de aproximadamente 170 alunos das escolas da rede municipal – EEBM Aurora Péterle, EEBM Miguel Lazzarin, EEBM Jorge Bif.             Estiveram no encontro o prefeito Douglas Warmling, o Guinga, a Secretaria de Educação, Cládis Meri Zanellatto Trento, a coordenadora do projeto pela empresa Engevix, Caren Caran, o gerente regional da Casan, Antonio Adílio, a gerente local da Casan, Janete Trento, a gerente de meio ambiente e recursos hídricos da Barragem do Rio São Bento, Patrice Barzan, o vereador Sérgio Giongo, e a Coordenadora Pedagógica da secretaria de educação, Rossana Carla Bottini.             Durante a pesquisa foram realizadas viagens de estudo e trabalhos teóricos e práticos, cujo tema era a Barragem do Rio São Bento. Esses Planos de Aula foram sendo reestruturados e aplicados em sala de acordo com a faixa etária de cada aluno. “Destas aulas, o produto final físico foi a confecção de jogos, maquetes, história em quadrinho, teatro, cartazes, mostra fotográfica”, explica Rossana. Os Planos de aula variaram desde a economia da água potável ao conhecimento das nascentes que formam o Rio São Bento, bem como a pesquisa histórica de como era a Comunidade de São Pedro antes da Barragem aos municípios que recebem a água da Barragem.