Siderópolis: 131 anos de imigração italiana terá programação no mês de julho

No mês de julho, Siderópolis celebra os  131 anos de imigração italiana. O Governo Municipal, através do Departamento de Cultura com parceria das Associações Italianas Bellunesi Nel Mondo e Amigos De Forno Di Zoldo, realizará uma programação com diversas atividades em alusão à cultura italiana.

Nesta sexta-feira, será a abertura oficial das comemorações. Às 10 horas será realizado o ato oficial com a presença de autoridades, representantes de entidades e convidados, que abre a exposição fotográfica com o tema do mês de julho “L’ immigrazione italiana 18 luglio. Una storia da non essere dimemticata”. A exposição tem a curadoria das associações italianas. Durante a abertura, o Grupo de Cantores Bellunesi fará uma apresentação. 

A programação segue no dia 9 de julho, com a cantoria italiana no comércio, na área central da cidade, e atividades na praça. Já no dia 16 de julho haverá o desfile típico, em ruas do centro da cidade, o tombo da polenta, atrações musicais típicas italianas e a missa in italiano e português na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo padre Roberto.

“Celebrar a história e a identidade cultural de um povo se faz através do resgate de memórias afetivas. São 131 anos de muitas conquistas da comunidade italiana em Siderópolis”, disse o diretor de Cultura, Arisson Fabrício. 

“Esse é um evento muito importante para a nossa cidade. Convido a todos a participarem e levarem suas famílias e prestigiarem esses momentos que promovem a cultura italiana no município”, afirmou o prefeito Franqui Salvaro. 

Confira a programação completa: 

01/07 às 10h- Abertura da Exposição: L’ immigrazione italiana 18 luglio . Una  storia da non essere dimemticata .

Local:   Paço Municipal Antônio Feltrin – Apresentação do Grupo de Cantores Bellunesi.

09/07 às 8h30min- Cantoria Italiana com prefeito Franqui Salvaro e vice-prefeito Adriano Teixeira, acompanhando o Grupo de Cantores Bellunesi  pelo comércio de Siderópolis.

Na praça da matriz haverá: Feira de Artesanato, Cervejaria Artesanal San Martino, Recreação Infantil e música. Durante a programação haverá música na praça.

16/07 às 9h30min – Desfile típico: L’ immigrazione italiana 18 luglio .Una  storia da non essere dimemticata.

16/07 às 12h- Tombo da Polenta na praça central com o Grupo Amici Della Polenta, de Urussanga.

16/07 das 13h às 16h30min- Haverá atrações musicais típicas italianas.

16/07 às 17h- Missa in italiano/português na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Padre Roberto.

18/07 às 19h- Homenagem  e Sessão Solene na Câmara de Vereadores