Siderópolis recebe relatório final do Plano de Saneamento Básico

A Unesc entregou nesta quinta-feira (23) o relatório final do Plano de Saneamento Básico de Siderópolis. O relatório, que tem como objetivo encontrar soluções adequadas para a melhoria da cidade, proporcionando mais qualidade de vida a seus moradores, foi desenvolvido pelo IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas), do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). O relatório traz indicadores dos locais onde há maior necessidade de investimentos, levando em conta cinco elementos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e drenagem urbana, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e sociais. “Agradecemos a confiança. Estamos sempre abertos às prefeituras de nossa região, pois este é um compromisso social que a universidade tem com a sua comunidade”, destacou o reitor Gildo Volpato. “Tenho certeza que esse é um dos bons relatórios que temos na Casan. Não tem mais sentido uma cidade não ter saneamento”, comentou o diretor de Planejamento da Casan, Osny Souza Filho. O prefeito Douglas Warmling, o Guinga, salientou que esta é uma semente, que dará bons frutos à Siderópolis nos próximos anos na questão de saneamento. Também participaram da entrega colaboradores da Unesc, que elaboraram o relatório, e da Casan, além do diretor do Iparque, Elidio Angioletto. Plano de Saneamento Básico O Plano de Saneamento Básico é um conjunto de procedimentos adotados em uma determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica e saudável para os habitantes, além de melhorar a aparência do local. Para sua elaboração instituiu-se um grupo executivo composto por técnicos do poder público do município. Eles auxiliam e avaliam o serviço realizado pela equipe de técnicos do Iparque, que por sua vez elaboram um diagnóstico completo, detalhando todos os pontos de possíveis melhorias em determinados locais da região.