Alunos de Siderópolis premiados mundialmente

Os alunos da 7ª série da Escola de Educação Básica Municipal Aurora Péterle, em Siderópolis, foram premiados no projeto “150 Anni Grande Itália”, destinado as escola do mundo inteiro para celebrar os 150 anos de Unidade da Itália. O júri do concurso reuniu-se em Roma, na Itália, no mês de julho, e definiu os vencedores a nível mundial. Dos 1,3 mil trabalhos de 24 países, três foram os vencedores no Brasil, e um deles é Siderópolis. Na 1ª fase, escolas do mundo inteiro foram convidadas a fotografar e escrever o que represente italianidade no lugar onde mora. Em 2011, na 2ª fase do concurso, o objetivo era desenvolver temas sobre a imigração, na Itália de fora da Itália – e pesquisar sobre a “inclusão” e superação da “exclusão” dos imigrantes. Com os alunos da 7ª série, a professora Zelma Maria Donadel escolheu como título do trabalho: “Histórias de Imigração -1891-NovaBelluno/Siderópolis 2011” , contando a saga dos imigrantes que em 1891 partiram de Belluno na Itália,  e aqui criaram o núcleo colonial chamado Nova Belluno, no mesmo ano chegaram grupos das províncias italianas de: Treviso, Bergamo e Ferrara. O desenvolvimento do trabalho Durante as aulas foram sendo desenvolvidos trabalhos de pesquisa, entrevistas com pessoas idosas e visitas a locais históricos. Remexendo o baú, os entrevistados falaram da vinda da C.S.N. que em 1941agregou novas etnias ao distrito, e também mudou a paisagem do lugar. Também nesta época os italianos foram perseguidos e proibidos de falarem a sua língua. Em 1958 ao emancipar-se o distrito de Nova Belluno passa a chamar-se Siderópolis. Em 2011 Siderópolis comemora 120 anos numa festa de integração dos povos e das etnias que formam Siderópolis. “Foi uma forma de reconhecimento aos imigrantes, estes bravos e corajosos homens, que deixaram sua terra, seus afetos, seus costumes e aqui com a herança de um trabalho digno, honram o Brasil e a Itália, e todos podemos dizer que Siderópolis é um bom lugar para se viver”, explica a professora Zelma Donadel. Os alunos premiados foram: Adelma, Aliel, Elizabeth, Gabriel Afonso, Gabriel, Natalia. Eles foram recebidos pelo prefeito Douglas Warmling, o Guinga, e pelo vice, Elvi Donadel, no paço Municipal. Na oportunidade o Chefe do Executivo confirmou o compromisso da administração com a cultura e ofereceu uma viagem ao museu, em Orleans, como premiação.