Siderópolis amplia atendimento pediátrico

            A prefeitura de Siderópolis, através da Secretaria de Saúde, ampliou os atendimentos pediátricos realizados na Unidade de Saúde São Lucas. Objetivo é evitar o deslocamento até o Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma. Até abril eram realizadas 24 consultas por semana, sendo que este número foi ampliado para 120.

            De acordo com Jéssica Camargo Manoel, mãe da pequena Vitória Manoel de Miranda, de apenas dois anos e quatro meses, a espera leva menos de uma semana. “Melhorou muito depois da ampliação do atendimento. Minha filha está com bronquite, e tenho segurança de trazê-la aqui na unidade”, explica.

            Além da ampliação do número de consultas, a Secretaria implantou o serviço pediátrico uma vez por semana na Vila São Jorge. “A idéia foi ampliar a oferta na atenção básica para diminuir a demanda que muitas vezes utiliza da emergência”, comenta a secretaria Dalvania Cardoso.

            Segundo a médica Yasmine Zandavalli, atualmente os atendimentos suprem toda a demanda da cidade. “Logo a fila de espera será de um dia para o outro”, adiantou. Além das consultas marcadas, a médica atende emergências. A maior parte dos atendimentos está relacionada as consultas de puericultura, ou seja, o acompanhamento médico dos recém nascidos até completarem um ano de idade.