Luta Antimanicomial é lembrada em Siderópolis

A prefeitura de Siderópolis, através da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) organiza durante toda esta segunda-feira (18) atividades para lembrar o Dia de Luta Antimanicomial. Palestras, atividades de divulgação e a aproximação maior com a sociedade pautam a direção e pacientes do Caps neste dia no salão paroquial da Igreja Matriz.

Uma das metas da luta antimanicomial é oferecer autonomia aos pacientes com transtorno mental pela via do trabalho. Com muita animação e vontade de criar a integração entre a comunidade e os pacientes,  as unidades de saúde e o Caps criaram oficinas terapêuticas de bordado, costura, tapetes. “As pessoas que desconhecem as atividades do Caps ainda têm muito preconceito. No entanto, este trabalho de desmistificação está evoluindo e já é possível notar uma re-inserção dos pacientes na sociedade”, comenta a Coordenadora do Centro, Eva Garlini.

O Caps é mantido pelas prefeituras de Siderópolis e Nova Veneza e atende atualmente 165 pacientes com o objetivo de oferecer cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial as pessoas que sofrem com transtornos mentais. O centro procura evitar que eles sejam internados e busca também promover a saúde, a cidadania e a inclusão social dos usuários e seus familiares.