Dom Enemésio visita Siderópolis

O Bispo de Balsas, no Maranhão, Dom Enemésio Lazzaris, está em Siderópolis desde o início da tarde desta sexta-feira (21). Ele veio ao sul de Santa Catarina para o aniversário da mãe que completa 80 anos no domingo. Além disso, aproveitou a viagem e esteve reunido com o prefeito em exercício Sérgio Giongo para tratar do lançamento do livro que está finalizando. “Decidimos que o lançamento será feito no final de semana dos dias 25 e 26 de julho do ano que vem. Entendemos que seria uma data certa já que no dia 25 se comemora o dia do colono”, explica Giongo. O prefeito também se comprometeu em buscar recursos para ajudar na confecção dos exemplares.

O livro traz um resgate histórico da família Lazzaris desde a chegada em Siderópolis no ano de 1893. “Dividimos a história em três núcleos e 90% do que foi escrito é a árvore genealógica a partir da chegada dos nossos antepassados ainda no século passado”, destaca o bispo. Nascido no interior de Siderópolis, na comunidade de Rio Jordão, Dom Enemésio foi nomeado Bispo de Balsas (MA) no dia 12 de dezembro de 2007 e foi ordenado no dia 29 de março deste ano.
Desde então, vem desenvolvendo trabalhos no nordeste brasileiro. "É muito interessante a missão de evangelizar no nordeste. Eles estão acostumados a receber missionários do sul. Não é uma região tão pobre pois tem um rio e tem agro negócio abundante, mas o coronelismo político e a compra de votos são comuns por lá”, frisa Dom Enemésio.