Prefeitura firma convênios para manutenção de projetos sociais

O prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, assinou na manhã desta segunda-feira (6) os convênios para manutenção de dois projetos sociais, o Florindo Siderópolis e a Oficina de Talentos. A solenidade aconteceu no Horto Municipal e contou com a presença de lideranças e empresas parceiras nos projetos, entre elas a Carbonífera Rio Deserto.

Depois da assinatura os alunos foram conferir as novas aquisições para a realização das atividades. Entre elas estão um televisor, um aparelho de DVD, uma mesa de pacal e materiais esportivos. “Este é um dos principais projetos da administração e vamos continuar atrás de parceiros para que possamos aumentar o número de crianças atendidas. Se cada um fizer a sua parte a sociedade vai mudando aos poucos”, comentou Guinga, que aproveitou para brincar com as crianças.

Os projetos

O Florindo Siderópolis atende crianças na faixa etária de 10 a 14 anos e é realizado diariamente no horto municipal com atividades relacionadas ao meio ambiente. Já o Projeto Oficina de Talentos, direcionado aos adolescentes de 15 a 18 anos de idade, desenvolve atividades diárias de artesanato e musicalização numa das salas do Ginásio de Esportes 19 de Dezembro. Todos os participantes fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Bolsa Família, totalizando mais de 60 alunos.

Os projetos são mantidos pela Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) e acompanhados por uma coordenadora responsável pelos trabalhos pedagógicos e que também faz o acompanhamento da freqüência e rendimentos dos alunos nas escolas. A equipe é formada também por professoras, merendeiras, além da parceria com o técnico agrônomo da Secretaria de Agricultura que repassa instruções aos alunos, e da Assistente Social que é responsável pelos cadastros. “O objetivo para esse ano é continuar trabalhando a parte do meio ambiente. Eles vão aprender sobre o plantio de flores e sementes e vão contribuir para deixar a cidade mais florida”, justifica a presidente da Afabess, Aretusa Warmling.

A realização destes projetos só é possível porque conta com o apoio do poder público, da sociedade civil e também de algumas empresas que auxiliam e disponibilizam um subsídio financeiro mensal para as famílias dos alunos.