Siderópolis prepara carnaval de rua

A festa popular mais tradicional do país será destaque também em Siderópolis. A Prefeitura já começa a organizar os preparativos para o carnaval de rua 2009. Serão quatro noites de muito agito para embalar os foliões de toda a região. O carnaval de Siderópolis começa na sexta-feira (20) e só termina na madrugada do dia 24, sempre a partir das 21h na Rua Presidente Dutra, em frente ao Paço Municipal Antônio Feltrin. Trio elétrico, bandas e DJ`s prometem movimentar o carnaval de Siderópolis. A programação inclui destaque para o carnaval infantil que acontece no domingo à tarde no Siderópolis Clube.

5ª Feijoada da Montanha

Um atrativo especial do Carnaval de Siderópolis tem sido a realização da Feijoada da Montanha desde 2005. O evento já é destaque na região e reúne a população no Siderópolis Clube na busca da integração de diversas culturas. A 5ª Feijoada da Montanha acontece no sábado (21), a partir das 11h. Para participar é necessário comprar a camiseta da feijoada que estará disponível a partir da semana que vem no Paço Municipal ao preço de R$ 25. Duas bandas de pagode animarão o público até o final da tarde. O carnaval de rua e a feijoada da montanha são promoções da prefeitura de Siderópolis em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Movimento de Conscientização Negra Cruz & Souza.

Religião afro será o tema

A feijoada deste ano tem como tema os primórdios da religião afro. O objetivo é divulgar a religião que fora trazida para o Brasil pelos negros africanos na condição de escravos. Um dos destaques será a presença das bonecas Abayomi, que eram confeccionadas pelas escravas para diversão dos filhos. Elas eram feitas de sobras de pano reaproveitadas, apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas. O tamanho variava de 2 cm a 1,50m, sempre negras, representando personagens, por exemplo, de circo, da mitologia, orixás, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.