Guinga destaca conquistas municipalistas na Marcha, em Brasília

A 13ª Marcha em Defesa dos Municípios terminou com resultados positivos para os prefeitos brasileiros. O movimento conseguiu assegurar encaminhamentos importantes para melhorar a estrutura dos municípios. Além da discussão em torno da votação da Emenda 29, que recebeu apoio da bancada parlamentar catarinense, o projeto de redistribuição dos royalties também avançou e a expectativa é de que o documento seja analisado pelo Senado antes das eleições.

Além disso, os prefeitos discutiram a possibilidade de criação de uma medida permanente de reposição financeira que atenda aos Municípios em períodos de crise. “Propomos que seja feita uma média dos valores do FPM de 2008, e que a cada queda, a diferença seja reposta pela União automaticamente. Essa medida traria mais segurança para as administrações no atendimento à população”, explica o vice-presidente da Fecam e prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga.

A implantação do piso salarial dos professores dominou a temática da educação, com os prefeitos colocando as dificuldades em reajustar os valores pagos. Além da presença dos pré-candidatos a Presidência da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento nesta quinta-feira (20) “O movimento municipalista mostrou que continua forte e pronto para reivindicar. Os prefeitos sabem as dificuldades que enfrentam e estão buscando uma solução. O Governo Federal reconheceu as tratativas e esperamos que as mudanças comecem a acontecer. Temos agora que fazer o acompanhamento de tudo que foi iniciado essa semana para continuarmos cobrando”, finaliza Guinga.