Prefeitos ganham apoio de parlamentares para votação da Emenda 29

A 13ª Marcha em Defesa dos Municípios termina nesta quinta-feira (20) com resultados positivos para os gestores públicos. Nesta quarta-feira (19), os prefeitos estiveram reunidos com a bancada parlamentar catarinense para repassar as reivindicações do movimento. Com a presença de praticamente todos os deputados e senadores, ficou determinado que a Emenda 29, que dispõe da transferência de recursos da União para a saúde, deverá ser votada até o dia 9 de junho.

A partir dessa data a bancada catarinense se comprometeu a trancar a pauta de votação na Câmara dos Deputados. Para o vice-presidente da Fecam e prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, que coordenou os trabalhos no plenário sete da Câmra, a influência surtiu efeito. “Os prefeitos estão no limite, gastando quase 27% da receita na saúde, enquanto a obrigação é 15%. Os municípios precisam de uma ajuda da União para poder manter os serviços”, comenta Guinga.

Pela manhã os prefeitos estiveram reunidos com os pré-candidatos a presidência da República, José Serra, Marina Silva e Dilma Rousseff. Dentre os temas tratados, um dos mais importantes era a distribuição dos royalties do pré-sal. Serra e Marina posicionaram-se contra a votação esse ano, enquanto Dilma concordou e propôs, ainda, a distribuição dos royalties da mineração.