Prefeitos aumentam repasse para a Amrec

O vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, deverá assumir ainda esta semana o comando da entidade. Porém, antes mesmo de ser oficializado a frente da Amrec, Guinga já articula nos bastidores. O chefe do executivo de Siderópolis assumiria a presidência depois do corte de 50% no orçamento e num dos piores momentos vividos pela associação.

No entanto, Guinga conseguiu reverter em partes o quadro na tarde desta quarta-feira (2), após conversa com o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro. “Fui pedir ao Clésio que revisse o repasse para a Amrec de 0,5% para 0,6%, expliquei toda a situação, mostrei os gráficos e tudo mais. Ele foi bastante receptivo e aceitou a proposta. Criciúma é o maior município da região e precisávamos desse apoio. Assim, apesar das reduções, a associação conseguirá se manter”, explicou Guinga.

A possibilidade de revisão dos repasses já havia sido discutida na reunião da última sexta-feira, mas o prefeito de Criciúma se mantinha irredutível quanto ao repasse. Na noite de terça-feira (1), Guinga voltou a conversar com o atual presidente da associação, prefeito de Urussanga Luis Carlos Zen para discutir o assunto. “Os outros prefeitos até concordavam, porque a redução pela metade nos repasses deixaria a associação sem caixa para nada, apenas para quitar as contas”, argumenta o prefeito.

Assim que a reunião com Salvaro terminou, Guinga contatou todos os demais prefeitos da associação e também obteve respaldo no aumento do repasse em 0,1%. “Os cortes e as reduções na manutenção da entidade estão mantidos e não serão revistos. No entanto, trabalharemos com um caixa mais equilibrado”, finaliza Guinga.