Confirmado: cursos do Ifet começam neste segundo semestre em Siderópolis

O prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, recebeu na manhã desta sexta-feira (31) a confirmação do início dos cursos do Instituto Federal de Ensino e Tecnologia (Ifet), no município a partir deste semestre. Em visita a Siderópolis, a diretora geral do Ifet em Santa Catarina , Consuelo Santos, e o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do Ifet, Marcelo Carlos da Silva acertaram os últimos detalhes.

“Será um grande passo dado pelo município. A qualificação da mão de obra tem sido tratada com atenção especial pela nossa administração e a vinda do Ifet está coroando todos os nossos esforços. Além disso, a mão de obra capacitada é mais um atrativo para a instalação de empresas no município, que é o nosso objetivo”, comentou Guinga, que fará nas próximas duas semanas um levantamento dos cursos requisitados pela população.

Os cursos técnicos e de formação inicial são aplicados geralmente em três meses com média de 160 horas/aula. O convênio entre município e Ifet deverá ser assinado nos próximos dias. “Viemos conhecer o local e aprovamos. De todos os municípios que percorremos na região, Siderópolis foi o que melhor nos atendeu, com a preocupação do prefeito e de toda a sociedade para receberem os cursos. Agora é acelerar o que falta e colocar tudo para funcionar”, disse a diretora geral do Ifet em Santa Catarina , Consuelo Santos.

Siderópolis poderá ganhar campus

Durante a visita uma outra novidade foi anunciada. A diretora geral do Ifet em Santa Catarina, Consuelo Santos,  mostrou interesse na instalação de um campus em Siderópolis. “Tudo aqui é propício. Traríamos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Conhecemos o antigo escritório da CSN e o local é perfeito. Vamos atrás de recursos para a reforma porque o Ifet quer se instalar aqui”, confirmou.

Para o prefeito Guinga a instalação do campus representaria uma nova realidade ao município. “Seríamos referência para a região juntamente com Criciúma, que está construindo seu campus. Temos o projeto de reforma do escritório encaminhado no Governo Federal e na semana que vem vamos iniciar novamente um trabalho forte para a liberação de recursos”, antecipou Guinga.