Regin vai agilizar registro de empresas em Siderópolis

A partir das próximas semanas a criação de novas empresas em Siderópolis deverá ser realizada via o sistema Registro Mercantil Integrado, Regin, que possibilita ao empresário o acesso ao número de CNPJ da empresa através da internet. A Prefeitura de Siderópolis colocará o sistema a disposição para agilizar o processo de implantação de empresas e visa contribuir com o trabalho dos contadores.

O Sistema Regin integra o Departamento de Tributação, Departamento de Planejamento, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Federal. Este novo processo de abertura de empresa agiliza a emissão de alvará, já que integra todos os órgãos responsáveis através de um software que define as atribuições de cada setor.

Siderópolis é um dos primeiros municípios a implantar o Sistema Regin no sul de Santa Catarina. Para melhor atender os contadores, funcionários do Departamento de Tributação da prefeitura foram capacitados há pouco tempo.

A implantação do Regin visa eliminar a burocracia que impede o desenvolvimento e o crescimento empresarial, reduzindo o prazo de abertura de empresas. Hoje, no Brasil, um candidato a empresário leva em média 152 dias tentando abrir seu negócio. "O município terá diversos benefícios com a utilização do sistema Regin, simplificando o registro das empresas, diminuindo as empresas que atuam na informalidade e consequentemente aumentando a arrecadação, além de modernizar a gestão administrativa municipal.", explica o responsável pelo setor de tributos, Eliton de Souza.

Diretrizes do projeto

• Viabilizar, via internet, informações e orientações para a abertura, alteração ou extinção de uma empresa;
  • Incorporar os procedimentos dos órgãos e entidades envolvidos no processo de registro e legalização de empresas;
  • Integrar todos os órgãos em um processo único.