Elvi recebe sindicato dos servidores

O prefeito em exercício de Siderópolis Elvi Donadel recebeu na manhã desta quarta-feira (29) o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Na pauta, o início das tratativas de uma pauta de 26 itens reivindicados pelo Sindicato. Também participaram da reunião os Secretários de Finanças, Moacir Pavan e de Administração, Dalvânia Cardoso, além do contador da prefeitura, Valberto Berkenbrock.

Além das cláusulas que pedem melhorias nas condições de trabalho, o principal ponto apresentado trata do reajuste salarial. Os servidores pedem o reajuste do INPC dos últimos 12 meses que deve ficar em 5,5%, além de um ganho real de 5% e de um calendário de reposição de 17,33% das perdas salariais dos últimos oito anos.

Durante a reunião o Executivo se comprometeu em analisar a pauta nos próximos 15 dias. A situação financeira em que se encontra a prefeitura depois da perda de R$ 410 mil em arrecadação foi colocada, inclusive citando as medidas de contenção de gastos como demissões de cargos de confiança e redução de salário de outros comissionados.

Uma nova reunião deverá ser marcada até a segunda quinzena de maio. “Vamos fazer um estudo minucioso sobre o comprometimento da folha de pagamento em relação à arrecadação no primeiro quadrimestre (janeiro a abril). O Executivo está aberto para negociar”, explica o contador Valberto Berkenbrock.

Para a presidente do Siserp, Maria Bárbara Teixeira Righetto, o encontro foi positivo. “Foi uma preliminar tranqüila. Nos anos anteriores não tínhamos uma pauta certa, e hoje temos. O executivo recebeu bem o sindicato e está disposto a negociar”, comenta.