Prefeitura de Siderópolis avalia danos

A forte chuva que voltou a atingir a região na tarde desta segunda-feira (2) deixou novamente um rastro de destruição em Siderópolis. Na SC-445 ocorreram deslizamentos e a lama compromete o tráfego no local. A polícia rodoviária faz neste momento o monitoramento do local enquanto máquinas do Deinfra fazem a retirada dos entulhos sobre as pistas. O trânsito flui lentamente em forma de revezamento da única pista de rolamento que está liberada no sentido Criciúma – Siderópolis.

O lodo que caia do morro em perigo acabou entupindo há algumas semanas os drenos que margeiam a rodovia. Com isso, toda a água que escorria era jogada para as ruas dentro do município durante a chuva. Moradores da Rua Gastão Bica de Oliveira viveram momentos de terror com a força das águas que descia da rodovia. “A gente levou um susto grande. Ligamos para o Corpo de Bombeiros, e, infelizmente, eles só orientaram a sair da casa. Como a gente não tinha pra onde ir, ficou vendo toda aquela destruição. Desde que caiu aquela barreira é a segunda vez que acontece isso”, comenta o morador Reginaldo Gomes Martins.

O susto da família foi ainda maior quando o muro do vizinho caiu sobre a garagem, que no momento estava sem o carro. A chuva forte durou pouco mais de uma hora, mas os prejuízos ainda estão sendo calculados. “Nós ainda não sabemos ao certo o que foi destruído. A defesa civil está percorrendo o município com funcionários da secretaria de obras. Amanhã (terça-feira) vamos comunicar a Defesa Civil Estadual e buscar orientações uma que vez que já estamos em Situação de Emergência”, explicou o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.

Por enquanto ainda não há informações de desabrigados e o caso mais grave até o momento é o da família de Martins, que passará a noite limpando a casa. “Vamos limpar tudo e ver o que foi possível salvar. A água ainda permanece debaixo da casa”, comentou.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis
João Manoel Neto