Siderópolis completa 50 anos de emancipação

O município de Siderópolis completa 50 anos de emancipação político administrativa na próxima sexta-feira (19). Para comemorar a data a prefeitura organizou uma programação especial para a população que vai desde a inauguração de obras até shows regionais. “Nós passamos os quatro anos realizando ações e por incrível que pareça fizemos apenas uma inauguração, que foi do Ginásio da Vila São Jorge. Uma data especial para o município precisa ficar marcada”, afirma o prefeito Douglas Warmling, o Guinga. Para o prefeito o município precisa continuar crescendo. “Siderópolis está no caminho certo. Vamos continuar buscando o desenvolvimento e para este segundo mandato queremos investir mais em saneamento e geração de emprego e renda”, afirma Guinga.

Breve histórico do município

Os italianos que colonizaram Siderópolis chegaram em 1891, oriundos de Veneza, Treviso, Ferrara e Bérgamo, na Itália. No início, quando a localidade chamava-se Nova Belluno, os colonos cultivavam a terra apenas para consumo próprio. Mais tarde descobriram que a região era rica em carvão mineral e surgiram as primeiras mineradoras.

A partir da instalação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de propriedade do Governo Federal, o povoado passou a se chamar Siderópolis. As mineradoras trouxeram prosperidade e expandiram o povoado, mas a crise do carvão, especialmente na década de 1980, provocou a retomada da agricultura como base econômica do município. Em 1913 Siderópolis foi elevado a Distrito de Urussanga. Em 19 de dezembro de 1958 conquistou a emancipação político-administrativa. O primeiro prefeito foi João Caruso Mac Donald (UDN), nomeado pelo governador. Já o primeiro prefeito eleito pelo voto popular foi Manoel Minervina Garcia (PTB/PSD), em 1959.

Programação:

19/Dez

13h30min – Inauguração Pista Skate

14h30min – Inauguração Tele Centro

15h30min – Inauguração da primeira etapa da pavimentação asfáltica Siderópolis Barragem do Rio São Bento, Inauguração da primeira etapa da sinalização turística do município

17h – Nomeação do Paço Municipal Antônio Feltrin, Assinatura renovação do convênio com a Satc, Entrega da Ordem de Serviço para construção do Centro de Educação Infantil, Inauguração da rede de distribuição de água (presença do Governador Luiz Henrique da Silveira)

19h – Missa Festiva

20h – Encontro de grupos de canto

20/Sáb

13h às 19h – Piscina de bolinhas, cama elástica e algodão doce. Som mecânico o dia toda (apoio CDL)

20h – Banda Dentadura dos Deuses

20h40min – Banda Hypnose (lançamento do CD)