CAPS completa dois anos em Siderópolis

Prestar assistência ao portador de transtorno mental; procurar reduzir os sintomas do transtorno; evitar ou diminuir internações psiquiátricas; resgatar a cidadania; promover a reinserção social. Com todos estes objetivos era instalado a dois anos em Siderópolis o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS de Siderópolis/Nova Veneza). O projeto é uma parceria com o município de Nova Veneza em convênio com o Governo Federal através do SUS. Apesar da parceria, o Governo Federal só começou a liberar o dinheiro em julho do ano passado. Com isso, a Prefeitura de Siderópolis manteve por 10 meses a manutenção do programa, que custa cerca de R$ 20 mil mensais. A comemoração do segundo aniversário acontece durante toda esta sexta-feira no Salão Paroquial. No local além das atividades culturais, uma feira onde eram comercializados os trabalhos feitos pelos alunos. Durante discurso o prefeito em exercício Sérgio Giongo comentou a instalação do CAPS. "Já estamos colhendo os frutos, e podemos perceber as pessoas voltando para suas famílias e para a sociedade. Desde que assumimos procuramos investir nas pessoas e esse é o resultado. Estamos muito satisfeitos", disse o prefeito.

As atividades realizadas no CAPS incluem: triagem; atendimento Individual; atendimento em grupo; consultas psiquiátricas; oficinas Terapêuticas; visitas domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias; atividades de suporte social e atividades físicas. Para participar do CAPS procure o PSF do seu bairro ou o Programa de Saúde Mental. O telefone é o 3435-0240.