Meio Ambiente: escolas municipais recebem rodada de palestras nesta semana

Inicia nesta segunda-feira, dia 24, uma rodada de palestras em escolas da rede municipal de Siderópolis, com o intuito de trabalhar com os alunos temas importantes voltados ao meio ambiente. 

A temática abordará questões como a conscientização ambiental, a educação ambiental, diretrizes do destino adequado do lixo, a proteção ao bioma mata atlântica, os recursos naturais existentes no município, que incluem rios e nascentes. 

A iniciativa é da Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid), com apoio do Governo Municipal. Vinicius Pasquali Antunes Pinto, engenheiro ambiental e presidente da Famsid, explica que a importância de tratar sobre esses temas nas escolas é um dos tripés da Fundação. 

“Sempre vamos estar proporcionando essas rodadas itinerantes com as comunidades, com as escolas, os grupos da cidade, para estar levando conhecimento e também agregando no quesito ambiental do município”, afirmou. 

Entre os projetos educacionais desenvolvidos pela Famsid está o “Penso, logo destino”, que trabalha a logística reversa. Trata-se de uma iniciativa empregada em todo o estado de Santa Catarina, com a parceria do Governo do Estado e também com o Instituto de Meio Ambiente do estado. 

“É a questão de ter a destinação correta dos lixos eletrônicos, pilhas, baterias.Também temos a destinação correta de óleos de cozinha, onde já fazemos o recolhimento nas escolas municipais”, ressaltou. 

Na prática, a Famsid aplica o conhecimento dentro das escolas, onde as crianças e jovens aprendem sobre os assuntos e levam para suas casas, para os pais. 

Conforme o engenheiro ambiental, desta forma, a sociedade tem sempre o viés socioeconômico no intuito de sustentabilidade. Participam também das palestras, a engenheira ambiental Elisangela Salvaro Tramontin e o engenheiro agrônomo, Fabio Antunes de Melo.

Confira o programa de palestras

24/04 – Criança Cidadã 

25/04 – Escola Jorge Bif 

26/04 – Escola Sara Bom Moretti 

27/04 – Escola Aurora Peterle 

28/04 – Escola Miguel Lazzarin