Siderópolis recebe 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

No próximo dia 12 de abril, o município de Siderópolis receberá a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

De acordo com a secretária de Saúde Janaina Bertan Warling, o tema vem de encontro a um momento de luta democrática e pelo coletivo, aliado à comemoração aos 21 anos da Lei Nacional de reforma psiquiátrica brasileira, que foi a trajetória do movimento contra os manicômios, por isso “o cuidado em liberdade”.

“A conferência é um momento ímpar para que possamos refletir, analisar, avaliar nossos fluxos de atendimentos,  bem como debater de fato as deficiências a fim de construir novas políticas públicas nesta área”, afirmou a secretária de Saúde Janaina Bertan Warling.

O evento é aberto para integrantes da rede de atendimento, conselhos municipais, autoridades municipais, líderes e associações, além de todos os interessados no tema e na construção do coletivo, podendo contribuir trazendo as realidades locais.

A programação inicia às 13 horas, no auditório do Centro Social Urbano, situado na Rua Diomício Freitas, s/nº, no Centro. A solenidade de abertura está marcada para às 13h30.

A conferência é a participação efetiva do município e sociedade na construção de políticas públicas, leis que retornarão para serem colocadas em prática na ponta do atendimento.

Essa é a primeira vez que as conferências em saúde mental estão ocorrendo individualmente em todos os municípios, sendo que as anteriores eram feitas em conjunto. Neste ano, essa é a 5ª Conferência Nacional em Saúde Mental.

Foto: Jessica Rosso Crepaldi