Siderópolis fortalece a cultura local com a aplicação de R$ 115 mil da Lei Aldir Blanc 2

Com o surgimento da pandemia do coronavírus, a cultura foi uma das áreas mais impactadas. Teve eventos cancelados, espaços culturais fechados e artistas enfrentando desafios financeiros significativos. No entanto, assim como outros municípios, em Siderópolis a Lei Aldir Blanc veio para somar. A iniciativa do Governo Federal teve objetivo de auxiliar o setor cultural durante a pandemia, e este ano, passa de uma Lei Emergencial, para se tornar Política Pública de fomento à cultura.

A Lei visa uma série de ações e projetos que buscam estimular e fortalecer a cultura local, bem como na área de obras, reformas, aquisições de bens culturais, manutenção de espaços, e claro, o fomento cultural. Este ano, a Lei de Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 14.399/2022, a chamada Aldir Blanc 2, que foi regulamentada por meio do decreto 11.740/2023 destinou R$115.978,61 para Siderópolis. “O processo será iniciado agora com a consulta no Conselho Municipal de Políticas Públicas e Culturais, para discutirmos a elaboração do plano anual e aplicação dos recursos já destinados via ações e metas orientados pelo Ministério da Cultura”, explicou o assessor de Cultura e Turismo do Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes.

Um dos pontos-chave da Lei é o apoio direto aos artistas locais que comprovem atividade artística em qualquer uma das linguagens das artes. O processo será aberto por meio de editais e chamadas públicas, visando contemplar projetos culturais que beneficiem a população, em especial escolas no município. Este será o terceiro ano que o Governo Municipal, junto ao Governo Federal, lança editais culturais de auxílio à classe artística a desenvolver projetos de economia criativa e solidária (Aldir Blanc, Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2).

“Estamos comprometidos em apoiar e fortalecer o setor cultural do município, especialmente agora que a Lei passa de emergencial para Política Pública, assim todos os anos os artistas poderão contar com ela”, elencou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.