Foliões se organizaram em bloquinho para curtir o Carnaval em Siderópolis

Uma das novidades da edição do Carnafolia em Siderópolis deste ano, será a volta dos chamados bloquinhos de carnaval. A programação da festa, organizada pelo Governo de Siderópolis, prevê três dias, iniciando na sexta-feira, dia 9, e seguindo no sábado, dia 10, e depois na terça-feira, dia 13. Foliões vem se organizando com a confecção de abadás e camisetas para curtir a festa.

É o caso do bloco “Vai doer?”, organizado por trabalhadores da área da saúde, que pretende vir para rua no dia 9. A justificativa do nome, segundo a técnica de enfermagem e uma das organizadoras do Bloco, Leticia Fortunato Fidelis, seria uma frase muito ouvida pelos profissionais da saúde. “Estamos bem empolgados para este dia. Que possamos aproveitar o Carnaval de Siderópolis e prestigiar o evento, que vai ser lindo”, comentou.

Outro bloco que deve ir para a rua, mas na terça-feira, é o “Meu Bloco na Rua”, organizado pelo “Fórum da Mulher Negra”. A expectativa é que terá cerca de 30 pessoas. “Estamos enviando os convites e algumas ficaram de confirmar”, comentou a professora Eliana dos Santos. O grupo está organizando abadás e terá uma rainha, a psicóloga Cléo Martins, uma mulher negra trans e componente do Fórum. Conforme a organização do bloco, o objetivo é promover a celebração da diversidade cultural e preservar as tradições, resgatando o que já foi forte no município. “Nós crescemos festejando essa data, participando de escolas de samba, bailes carnavalescos e bloquinhos em nossa cidade natal. Assim como nossos pais e trazendo essa oportunidade hoje, para os nossos filhos e neto”, comenta Eliana, afirmando que seu neto também deve participar.

Conforme o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, quem quiser organizar o seu bloquinho basta fazer a inscrição no formulário on-line, seguindo o regulamento, disponível no link. “Podem participar blocos, com os familiares, os amigos e até organizados pelas empresas. Queremos voltar a contar com essa tradição no nosso município”, garante Arisson.

Programação

Na programação do Carnafolia em Siderópolis estão previstos bailes, bailes infantis, e o já tradicional Torneio de Taco Luciano Venurini, que completará 39 edições em 2024, com a introdução da categoria feminina.

Na primeira noite, sexta-feira, o baile inicia às 18h, e segue até a uma da madrugada de sábado, na Piazza Nova Belluno. No palco terá Cod’Groove, iniciando show às 20h e logo depois, às 23h, Banda Identidade Zero.

Já no sábado, dia 10, acontecerá a 2ª edição do Costela Folia. O Grupo Estylo da Gente inicia no palco às 19h30, e depois o Grupo Trem de Ferro às 22h. A Costela tem previsão de ser servida às 20h30.

Na terça-feira, a programação inicia às 14h, com o já tradicional Torneio de Taco Luciano Venturini, que é disputado desde 1985, mas esse ano com a introdução da categoria feminina. Às 18h30, inicia o baile infantil na Piazza Nova Belluno, com o Grupo Trem de Ferro e depois, às 21h30, Bruninho e Shipe.