Siderópolis deve inaugurar o Portal de Entrada em breve

As obras do Portal de Entrada de Siderópolis estão entrando na fase de conclusão. Nesta etapa será colocada a estrutura de aço, que ligará uma coluna à outra. A previsão é que essa armação chegue nos próximos dias. A edificação fica localizada no bairro Vila São Jorge, no km 48392, na rodovia SC-445. A empresa responsável pela execução da obra é a Construtora Crepaldi.

“A maior expectativa para essa obra é a chegada dessa estrutura que dará forma para o Portal de Entrada. Depois disso será feita a cobertura e os acabamentos da obra”, afirmou o prefeito Franqui Salvaro.

O Portal de Entrada é  um elemento de boas-vindas aos visitantes e também é uma referência dos seus próprios habitantes.

Na proposta elaborada para Siderópolis foram considerados três aspectos relevantes desta identidade: a natureza, referenciando o uso de pedras Arenito Botucatu, abundantes na encosta geral da serra, a madeira negra estilizada, utilizada nos antigos equipamentos da exploração do carvão, como referência da atividade econômica e dos fluxos internos de migração e o arco em treliça de aço como referência a ponte que dá acesso à cidade de Belluno, na Itália, ponte de partida dos imigrantes, para a imigração à Nova Pátria. Um projeto turístico que conta a história até os dias de hoje, elaborado pelo arquiteto José Luiz Ronconi.