Escola Miguel Lazzarin é destaque em concurso nacional; turmas do 4º e 5º ano tiveram duas obras vencedoras

O Instituto EDP divulgou os vencedores do Concurso Arte com Energia 2022, que teve como tema “Minha Vida com Oceanos”. A  E.E.B.M Miguel Lazzarin, em Siderópolis, ficou entre as três selecionadas como destaque nacional pelo desenvolvimento do projeto na comunidade escolar. As turmas do 4º e 5º ano tiveram duas obras vencedoras.

Participaram, ao todo, 38 escolas da rede pública. Foram mais de 7 mil alunos do ensino fundamental. De acordo com a diretora Susana Cambruzzi Olivo, a primeira etapa do concurso envolveu os alunos do 1º ao 9º ano, que se empenharam muito na realização do projeto. As turmas do 4º e 5º ano, foram classificadas para a etapa nacional e ao concorrer com escolas de todo o Brasil foram premiadas.

“Pesquisas, palestras, saídas de campo foram algumas das atividades propostas até a finalização do projeto. Sendo assim, os professores estimularam nossos alunos a refletir sobre a importância da preservação e relevância da rica biodiversidade do Brasil utilizando a intervenção artística. Todo o empenho dedicado a esse projeto proporcionou a nossa escola como uma das escolas destaques do país”, explicou a diretora.

Como premiação, a escola receberá um notebook. Já os alunos receberão um kit da EDP e os professores recebem uma viagem cultural para São Paulo.

Sobre o Concurso Arte com Energia 2022

Utilizando da intervenção artística, fotografia e o vídeo como mecanismos desencadeador de reflexão, o concurso estimulou estudantes, professores e comunidade escolar a discutir sobre Oceanos, Lagos, Rios, Vida marinha e sobre o futuro destes numa perspectiva socioambiental.

Foram escolhidas como vencedoras 31 obras produzidas por alunos e dirigidas por seus professores espalhados pelos estados onde a EDP atua (Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins); ações que refletiram a conscientização na prática e a responsabilidade de cada um por ações efetivas e pelo todo. Os alunos das turmas vencedoras receberão, como prêmio 1 (um) kit Arte com Energia e os professores também serão premiados com uma viagem cultural para São Paulo.

Três escolas se destacaram pelo desenvolvimento do projeto na comunidade escolar e receberão como prêmio um notebook. São elas:

Escola: EM Alexandre Câmara

Cidade e Estado: Parazinho/RN

Escola: EMEF Jorge Enéas Sperb

Cidade e Estado: Tramandaí/RS

Escola: EEBM Miguel Lazzarin

Cidade e Estado: Siderópolis/SC

Texto: Jessica Rosso Crepaldi com Colaboração da EDP.