11ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta quinta-feira

O Governo Municipal de Siderópolis e o Conselho Municipal de Assistência Social, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizam nesta quinta-feira, dia 26, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. O encontro será no Centro Social Urbano, a partir das 13 horas.

O prefeito Franqui Salvaro cita que a conferência é o resultado de um processo de diálogo e democracia em nível de gestão pública. “Partindo desse princípio, considera-se que a participação popular e o envolvimento dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) são fundamentais para que as conferências exerçam seu papel e cumpram com seus objetivos legais, através da mobilização da população”, ressalta o prefeito sobre a importância da participação dos cidadãos na ação desenvolvida pela Secretaria Municipal e Conselho Municipal de Assistência Social.

“É um evento que vem de encontro com a democratização dos direitos sociais, a inclusão da população nas políticas públicas de Assistência Social, melhorando a qualidade de vida e bem estar social de todos”, conclui.

O vice-prefeito Adriano Teixeira complementa que as Conferências e Assistência Social são espaços de caráter deliberativo que tem, como princípio, avaliar a política de Assistencia Social e apresentar orientações, definindo diretrizes para o aprimoramento do SUAS. “Nesses encontros ocorre um amplo processo de diálogo com a participação popular, principalmente dos usuários dos serviços socioassistenciais”, afirma.

A secretária de Assistência Social Fernanda Frello complementa também que a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social do município, tem essa finalidade que é “criar um espaço de diálogo entre a sociedade e o Governo para melhorar os serviços ofertados a comunidade”, finaliza.

Durante a abertura da conferência será feita a leitura do regimento interno. Na sequência, serão apresentadas as propostas aprovadas na última Conferência Municipal de Assistência Social, será feita a formação dos grupos de trabalho, apresentação das propostas para o ano de 2021, e a escolha dos delegados para a Conferência Estadual.