Conselheiros Tutelares e do Direito da Criança e do Adolescente de Siderópolis recebem capacitação

Os Conselheiros Tutelares e do Direito da Criança e do Adolescente de Siderópolis, participaram de uma capacitação na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), sobre o SIPIA CT, que é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A base do sistema é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre a violação ou o não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente.

A região foi pioneira em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e a Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares (ACCT), em capacitar os conselheiros tutelares para implantar e colocar em funcionamento a importante ferramenta de sistema de informação.

“É de grande importância capacitar os profissionais para melhor atender nossa população e levar conhecimento para o município,atendendo de maneira ordenada e justa os cidadãos que precisam de auxílio e amparo”, destacou o prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão.

A capacitação contou com a presença de conselheiros tutelares, gestores da assistência social, técnicos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e promotores da infância e juventude das comarcas da Amrec.