Siderópolis e CASAN renovam Contrato de Programa

Siderópolis assinou na manhã dessa segunda-feira, em Florianópolis, 10, Contrato de Programa com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). O contrato foi assinado pelo prefeito Hélio Cesa, o Alemão, e pelo vice-prefeito, Alexandre Feltrin Fernandes, com a presença da diretora-presidente, Roberta Maas dos Anjos, e do secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba.

Baseado no Plano Municipal de Saneamento Básico, o Contrato de Programa estabelece as ações a serem realizadas nos próximos 30 anos, bem como define um cronograma de compromissos. Entre os investimentos previstos está a segunda etapa da implantação da rede de esgoto em Siderópolis.

Entre os investimentos em água, está a substituição imediata da adutora que abastece o município, evitando eventual desabastecimento em meio a rompimentos ou vazamentos da tubulação. E também está previsto o atendimento com rede ao bairro Alto Rio Maina, que hoje não é abastecido pelo Sistema Integrado.

“Tenho certeza de que não apenas a CASAN vai honrar com todos os compromissos, como vai fazer de Siderópolis um município especial, por tudo que representa para a sustentabilidade do abastecimento da região”, disse o prefeito Hélio Cesa, o Alemão.

A Diretora-Presidente, Roberta Maas dos Anjos, agradeceu a confiança do prefeito, de sua equipe e da municipalidade. O secretário estadual da Casa Civil, Douglas Borba, ressaltou a importância da assinatura. “Esse ato tem um valor simbólico muito grande para Santa Catarina”, disse.

Ao final do ato, foi entregue uma placa à Prefeitura para marcar a assinatura do Contrato de Programa. O prefeito aproveitou a oportunidade para solicitar que a CASAN avalie a possibilidade de transformar a Barragem do Rio São Bento numa “ferramenta turística para a região”, além de cumprir com seu papel de abastecimento humano.

Erguida na comunidade de Vila São Pedro como o principal manancial de captação para o Sistema Integrado de Abastecimento, além de Siderópolis a barragem abastece Criciúma, Içara, Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá, beneficiando mais de 500 mil pessoas.

O prefeito Hélio Cesa e o vice Fernandes estiveram em Florianópolis acompanhados de Marcos Felisberto, Assessor Jurídico, Roberto Júlio Ribeiro, Secretário de Administração e Finanças, e Eliton Ângelo de Souza, da área de Controle Interno. Junto com Douglas Borba esteve também o secretário-adjunto da pasta, Matheus Machado Hoffmann. Além da Presidente, a CASAN esteve representada na cerimônia pelo Diretor de Operação e Expansão, Fábio Krieger, e por assessores.