Siderópolis e Forno di Zoldo reafirmam compromissos do Gemellaggio

O prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, e o vice-prefeito de Forno di Zoldo, Maurizio de Pelegrin, assinaram na manhã deste sábado (13) a renovação dos compromissos assumidos através do Gemellaggio. O ato aconteceu no Centro Social Urbano, e contou com a presença de diversas autoridades italianas e brasileiras.

Quando em 1994 o italiano Roberto Prá esteve pela primeira vez em Siderópolis, mais precisamente na comunidade de Rio Jordão, ficou impressionado com as semelhanças de hábitos e costumes de outros tempos da Itália. Com o descobrimento de sobrenomes foram relembrados os parentes italianos que ficaram esquecidos por longos 100 anos.

Para reatar os laços de amizade e parentesco, foi assinado em dezembro de 1995 o Gemellaggio, onde Siderópolis (Rio Jordão) e Forno di Zoldo assumiam compromissos oficiais com o intuito de desenvolver atividades conjuntas. “Essa união tem proporcionado bons frutos para as duas cidades. Além do contato cultural, estão cada vez mais presentes os laços familiares de italianos e brasileiros”, comenta o prefeito Guinga.

Participaram do evento o vice-prefeito de Siderópolis, Elvi Donadel, o presidente e o vice-presidente da Associação Amigos do Rio Jordão, Arcângelo Panciera e Ítalo Prá, respectivamente, e o presidente da Associação Amigos de Forno di Zoldo, José Crepaldi, além do vice-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo e do deputado estadual Valmir Comin.

A comitiva italiana permanece em Siderópolis até a próxima terça-feira (16). Ainda neste sábado acontece uma serata cultural na comunidade de Rio Jordão, com apresentação de valores da terra. No domingo (14) pela manhã, às 9h, será rezada uma missa em italiano pelo Bispo Dom Enemésio Lazzaris, e na seqüência ele estará fazendo o lançamento do livro, Família Lazzaris – Tributo a um imigrante. As atividades do final de semana encerram-se com um grande almoço festivo no Rio Jordão.