Cronograma para liberação do FGTS em Siderópolis começa na segunda

O Governo Municipal de Siderópolis e a Caixa Econômica Federal definiram nesta quarta-feira (20) o cronograma para liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os moradores atingidos pelas chuvas do dia 12 de maio deste ano.

O decreto de emergência do município foi reconhecido no mês de setembro, e tornou aptos a receberem o FGTS os residentes no Rio Fiorita, Vila São Jorge, Patriônio, Vila Macarini, Loteamento Dona Sebastiana, Santa Luzia, Jordão Alto, Médio e Baixo, Rio Albina, Rio Kuntz, São Pedro, Linha Alexandre da Boit, Montenegro, Santo Antônio, São Geraldo e São Martinho Alto.

Essa é a segunda liberação do FGTS realizada este ano, já que em junho o Governo Municipal conseguiu fazer reconhecer o decreto referente as chuvas de dezembro do ano passado. Na oportunidade, foram injetados na economia local R$ 3,2 milhões.

 

Atendimento e documentos necessários

 

O recebimento dos documentos estará acontecendo a partir da próxima segunda-feira (25), conforme calendário e exigências abaixo relacionadas. Desta vez o atendimento será efetuado na sede do Sindicado dos Mineiros, no Bairro Rio Fiorita. Os funcionários da prefeitura estarão à disposição para aqueles que não possuem o comprovante de residência no nome, requisito fundamental para a liberação do FGTS.

A novidade ficará por conta de um atendente da Caixa Econômica que também estará no local, evitando, assim, que o morador precise se deslocar até a agência da CEF para protocolar a documentação. “Para acelerar o processo estaremos disponibilizando no site da prefeitura (www.sideropolis.sc.gov.br) o formulário para que o trabalhador preencha em casa, e com mais tempo”, afirma a Secretária de Administração, Dalvânia Cardoso.

 

 

 

 

Calendário de entrega dos documentos no Sindicato dos Mineiros
Nascidos em 
 

Janeiro/fevereiro 
25 de outubro – 13h às 17h

Março/Abril 
26 de outubro – 8h às 16h

Maio/junho 
27 de outubro – 8h às 16h

Julho/Agosto 
28 de outubro – 8h às 16h

Setembro/Outubro 
29 de outubro – 8h às 16h

Novembro/Dezembro 
1 de novembro – 8h às 16h


 

O valor do saque é de R$ 4.650 por conta. Para retirar a declaração de residência, o interessado deve apresentar a carteira de identidade, o cartão PIS, e o comprovante do local em que reside, ou seja, conta água, luz ou telefone, com data entre 13 de janeiro de 2010 e 13 de maio de 2010. “Acreditamos que mais de mil moradores tem direito de sacar o FGTS, já que o trabalhador não poderá ter recebido o benefício pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses”, Dalvânia.

 

Documentos necessários para a liberação na CEF
Carteira de Identidade (cópia frente e verso);
Carteira profissional (cópia das páginas da foto, identificação e todos os contratos de trabalho);
Comprovante de residência com data entre 13 de janeiro de 2010 a 13 de maio de 2010, devendo conter no documento obrigatoriamente o nome do sacador, o bairro e a cidade. São válidos para comprovar residência talões de água, luz e telefone; extrato de cartão de crédito; comprovante emitido pela prefeitura. Em caso do comprovante estar no nome do cônjuge, o deverá ser apresentada também a certidão de casamento.
Cartão PIS