Governo Municipal de Siderópolis inicia atendimento para liberação do FGTS

O Governo Municipal de Siderópolis iniciou nesta terça-feira (8) o atendimento para as pessoas atingidas pelas chuvas de dezembro do ano passado e que podem receber o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Funcionários do Executivo estão na Biblioteca Pública Municipal, no centro da cidade, para ajudar na emissão do comprovante de residência para os moradores que tem dificuldades por não possuírem o documento.

Estão aptos a receber o benefício os moradores do Centro, Vila São Jorge, na área urbana, e São Martinho Alto, na área rural. Para conseguir a declaração da prefeitura o interessado deve apresentar a carteira de identidade, o cartão PIS, e o comprovante do local em que reside, ou seja, conta água, luz ou telefone, com data entre 22 de agosto de 2009 e 22 de dezembro de 2009.

Hoje e amanhã estão sendo atendidos os nascidos em janeiro e fevereiro. Na quinta e sexta-feira é a vez dos meses de março e abril, conforme calendário abaixo. Na semana que vem a Caixa Econômica Federal começa a receber a documentação e a liberação do dinheiro deverá acontecer em duas semanas. “Já é possível notar que o atendimento será mais na forma de orientação, diferente do ano passado. Isso porque, por exemplo, quem mora com a mãe não precisará da declaração esta vez, bastando apresentar a certidão de nascimento diretamente da Caixa Econômica”, explica o responsável pelo atendimento, Samuel Elias.

Calendário do Governo Municipal de Siderópolis:

Nascidos em

Entrada dos documentos para Declaração

Janeiro/fevereiro

8 e 9 de junho

Março/Abril

10 e 11 de junho

Maio/junho

14 e 16 de junho

Julho/Agosto

17 e 18 de junho

Setembro

21 e 22 de junho

Out./Nov./Dez.

23, 24 e 25 de junho

A principal diferença entre o processo de liberação do FGTS do ano passado para este é quanto aos critérios estabelecidos para entrada dos documentos. Em 2009 a chamada era pela primeira letra do nome, e este ano será pela data de nascimento. Além disso, o valor do saque aumentou para R$ 4.650 por pessoa. A expectativa é que mais de 2,5 mil pessoas tenham direito ao benefício.

Calendário da Caixa Econômica Federal:

Nascidos em:

Data da entrega dos documentos na CAIXA

Janeiro

14 de junho

Fevereiro/Março

16 de junho

17 de junho

Maio

18 de junho

Junho

22 de junho

Julho

23 de junho

Agosto

24 de junho

Setembro

29 de junho

Outubro/Novembro

30 de junho

Dezembro

01 de julho

Documentos necessários para a liberação na CEF

• Carteira de Identidade (cópia frente e verso);
  • Carteira profissional (cópia das páginas da foto, identificação e todos os contratos de trabalho);
  • Comprovante de residência com data entre 22 de agosto de 2009 a 22 de dezembro de 2009, devendo conter no documento obrigatoriamente o nome do sacador, o bairro e a cidade. São válidos para comprovar residência talões de água, luz e telefone; extrato de cartão de crédito; comprovante emitido pela prefeitura. Em caso do comprovante estar no nome do cônjuge, o deverá ser apresentada também a certidão de casamento.
  • Cartão PIS.