Siderópolis prestes a liberar FGTS devido a enxurrada de dezembro

O Governo Municipal de Siderópolis teve reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional a documentação referente a situação de emergência decretada no dia 21 de dezembro do ano passado. O município está entre as 50 cidades catarinenses que estão habilitadas a receber recursos da Medida Provisória 480, de 2010.

Além disso, o município está prestes a receber a liberação para o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os moradores dos bairros Centro, Vila São Jorge e São Martinho Alto, que foram afetados naquela ocasião. A confirmação foi feita nesta sexta-feira (21) pela Defesa Civil Nacional. “Toda a documentação foi enviada e estamos acompanhando de perto a tramitação do processo. Esse reconhecimento por parte do Ministério da Integração é mais um passo dado por conta do contato em Brasília essa semana. A liberação do FGTS minimizaria pelo menos um pouco o sofrimento de quem teve problema com a água à época”, afirma o prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga.

A União deverá, também, destinar R$ 10 milhões a Santa Catarina para reparar danos provocados pela enxurrada e ações de prevenção a esses desastres. “Ainda não sabemos quanto tempo essa tramitação final irá levar, mas acreditamos que o município será contemplado com algum recurso, já que em pouco mais de um ano tivemos que decretar situação de emergência em quatro oportunidades”, explica Guinga. Em 2009, Siderópolis foi o primeiro município da região sul catarinense a ter reconhecido o decreto de emergência para a liberação do FGTS, que injetou na economia local mais de R$ 2 milhões.