Municípios da Amrec buscam Transparência na Administração Pública

Prefeituras e Câmaras de Vereadores da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) conheceram na tarde desta quinta-feira (29) o software “Siaci – Transparência na Gestão Pública”. A iniciativa partiu do presidente da Amrec e prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, que entende essencial a transparência na administração pública. “O cidadão tem o direito de saber tudo o que se passa na prefeitura. Queremos que os municípios da Amrec busquem esse caminho que será uma revolução administrativa”, comenta.

O sistema foi desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) e oferece o acompanhamento, por exemplo, das receitas, despesas, licitações, contratos e convênios. O Siaci já está em operação em várias prefeituras do Estado de Santa Catarina e também no Poder Legislativo.

Com a implantação do software a prefeitura poderá ter uma visão de todos os atos no dia em que estes acontecem, sem duplicidade ou divergência de informações, podendo, ainda, fazer uma comparação dos números considerando três anos consecutivos. Permitindo maior transparência na gestão pública, o Siaci facilita a liberação de informações para o cidadão, o que possibilidade um maior controle dos dados.

Também participaram do encontro o Diretor Administrativo e Financeiro do Ciasc, Alfredo Chaves Lavôr, o Gestor de Relacionamento com Cliente, Abelardo Mattos Filho, A Coordenadora de Marketing e Produtos, Benta de Farias, a Coordenadora de Contratos e Preços, Roseli Rupp Neves e o técnico Jorge Hermógenes de Souza, além do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Moacir Bertoli.