Siderópolis realiza encontro de agricultores

A prefeitura de Siderópolis, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou nesta sexta-feira (16) o I Encontro de Agricultores. O objetivo da administração era reunir os produtores de diversos setores para uma programação diversificada com o intuito de aprimorar questões diretamente relacionadas ao cotidiano da agricultura.

O prefeito Douglas Warmling, o Guinga, fez a abertura oficial do evento falando da importância das atividades da agricultura para o município. “A agricultura atualmente tem uma parcela significativa na formação da receita do Executivo. Por isso, mesmo com as dificuldades que enfrentamos de ordem financeira, temos nos esforçado para sempre investir no suporte ao homem do campo, criando condições para que ele desenvolva suas atividades da melhor maneira possível. Assim, o agricultor ganha, e a administração ganha”, comentou Guinga.

O gerente da agência do Banco do Brasil de Siderópolis, Nestor Ludwing, falou sobre as linhas de crédito para financiamentos voltados ao agricultor. Já uma das gerentes do INSS de Criciúma, Jucira Kestering, representando o Sindicato Rural de Siderópolis, deu uma breve explanação a respeito da contribuição na agricultura para a aposentadoria. A programação seguiu com o contador Arnaldo Lodetti comentado a respeito do movimento econômico através da importância da retirada de notas fiscais.

A grande expectativa do dia ficou por conta da palestra do ex-prefeito de Crissiumal, no Rio Grande do Sul, Walter Rech. Ele discorreu sobre o cooperativismo, agricultura familiar e agroindústria, baseados num plano de ações que colocou em prática quando Chefe do Executivo, conseguindo resultados positivos para a área. “Se a gente quer o desenvolvimento, não pode medir pelo PIB, tem que medir pela qualidade de vida da população. E a manutenção do agricultor no campo, desenvolvendo atividades familiares é muito importante, além da diversidade. Quem a cidade produz apenas uma coisa, ela não prospera”, comentou.

Para finalizar o evento foi servido um almoço, onde o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antonio Carlos Pasquali, confirmou o comprometimento do Executivo nas atividades relacionados a agricultura.