Amrec, SDR e Unesc tratam do desenvolvimento regional

O presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, esteve essa semana em audiência com os reitores da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Gildo Volpato e Márcio Fiori, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso e o ex-presidente da Amrec, Luis Carlos Zen. O objetivo do encontro foi discutir o papel e as atribuições de cada instituição no contexto do desenvolvimento regional.

Ficou definido que a Amrec passará a ter o papel apenas voltado para a qualificação do quadro funcional das prefeituras, com os prefeitos fazendo a parte política no andamento de projetos. A SDR comandará a gestão do desenvolvimento regional, com pensamento amplo e criterioso. Já a Unesc utilizará a Sala dos Municípios como parte técnica na elaboração de projetos e acompanhamento no Governo Federal, além de buscar a implantação de programas nos municípios. “As três instituições estão a partir de agora com o pensamento em sintonia, com objetivos únicos, buscando cada vez mais o crescimento da região carbonífera. A partir disso vamos começar a discutir questões maiores, de interesse coletivo, para buscar recursos nas esferas estadual e federal”, comentou Guinga.