Avicultores permanecem em estado de greve

Em assembléia realizada na tarde deste sábado (25) os avicultores da região carbonífera decidiram pela permanência do estado de greve deflagrado na semana passada. A possibilidade de greve será estendida até o próximo dia 5 de agosto, quando a categoria volta a se reunir.

Na sexta-feira (24), o prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, foi procurado pela Associação Catarinense de Avicultores (ACAV), que representa o Sindicato Patronal, e por isso a deliberação de parar foi retardada. “Fiquei responsável de marcar para o dia 3 de agosto uma reunião com a Acav. Durante essa semana as negociações evoluíram, principalmente, pelo fato das empresas estarem dispostas a conversar”, explica Guinga, que tem intermediado desde o início as negociações entre produtores e patrões.

Pela primeira vez desde que o movimento iniciou as empresas sinalizam para uma conversação. “O movimento continua forte e as empresas perceberam isso. Senão houver entendimento no dia 3, vamos discutir formas de paralisar toda a produção na seqüência”, antecipa o líder sindical Célio Elias.

Os avicultores da região carbonífera reivindicam numa pauta de 12 itens melhores condições de trabalho. Baseado no aumento do preço pago pelo quilo do frango e na garantia dos contratos assinados com as empresas, os produtores ameaçam paralisar as atividades nos mais de 350 aviários da Amrec.