Inverno chega e casos de gripe proliferam. Siderópolis registra aumento nos atendimentos

       A meteorologia prevê a continuidade do frio para os próximos dias, e faz aumentar cada vez mais a preocupação em relação à proliferação do vírus da gripe. A mudança climática com a aproximação do inverno permite a sobrevivência do vírus por mais tempo nos ambientes. Em Siderópolis a queda nas temperaturas fez aumentar sensivelmente os atendimentos nos postos de saúde desde a semana passada.

            No posto de saúde do bairro Rio Fiorita eram atendidos diariamente cerca de 30 pacientes, com esporádicos casos de gripe. Hoje, o atendimento aumentou relativamente, e o vírus já contamina mais de 50% dos casos que passam pelo local. “Idosos e crianças são os que mais sentem a mudança climática. Eles chegam aqui geralmente com febre, dor no corpo, coriza e imediatamente já recebem atendimento”, explica a enfermeira Aline Dutra.

            Na sexta-feira uma idosa foi encaminhada para internação devido à gravidade dos problemas respiratórios por causa da gripe. Segundo ela, as pessoas não pegam o vírus por causa do frio, mas pelo contato com as outras que estão doentes.

A Secretaria de Saúde alerta as pessoas sobre os riscos. Ficar em ambiente fechado e sem ventilação favorece a contaminação. Principalmente pelo vírus da gripe, que é transmitido por pequenas gotículas de saliva ou de secreção respiratória eliminada no ar por meio de tosse, espirro, fala ou ar expirado. É muito importante manter uma alimentação saudável, com frutas e legumes, e consumir líquidos para deixar o organismo bem hidratado. “Os pais também devem ficar atentos ao aquecimento das crianças. Agasalhar bem é fundamental, porque durante a noite dificilmente os cobertores vão parar em cima dos pequenos”, comenta.