Siderópolis consegue liberação de FGTS para atingidos das chuvas

A prefeitura de Siderópolis teve reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional a documentação referente à situação de emergência decretada no município no início de janeiro. Até o momento, apenas Siderópolis e Ermo, no extremo sul, tiveram a documentação reconhecida. Dessa forma, os moradores residentes nos bairros atingidos pelas fortes chuvas e relacionados no decreto de emergência, poderão sacar nas próximas semanas o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O comunicado foi feito na tarde desta terça-feira (5) pela Defesa Civil do Estado, e no mesmo momento, a prefeitura já informou a Caixa Econômica Federal sobre a decisão. “Estamos aguardando a Caixa nominar os documentos necessários e depois disso as pessoas poderão procurar a agência para receber o FGTS”, explica a Secretária de Administração, Dalvânia Cardoso.

Toda a documentação encaminhada pela prefeitura desde janeiro foi analisada e aprovada pelas instâncias estaduais e federais depois de rigorosa análise. “Siderópolis foi bastante castigada pelas chuvas, e a liberação do FGTS vai ajudar a minimizar o drama dessas famílias. O esforço do Executivo foi muito grande para que toda a documentação estivesse certa”, comenta o prefeito em exercício, Elvi Donadel.

Em Siderópolis os bairros atingidos pelas chuvas e cadastrados no formulário de avaliação de danos e riscos (Avadan) foram: Rio Fiorita, Nossa Senhora da Saúde, Santa Luzia, São Geraldo, Patrimônio, Monte Negro, Alto rio Maina e Vila São Jorge na área urbana, e Costão da Serra, Morro da Mina, Jordão alto, Jordão Médio, Serrinha, São Pedro, Linha Alexandre da Boit, Santo Antonio, Jordão Baixo, São Martinho Baixo, São Martinho, Rio Albina, Rio Kuntz e Montanhão na área rural.

A agência da Caixa Econômica Federal de Siderópolis deverá anunciar nos próximos dias um cronograma de liberação do FGTS para atender os moradores dos bairros atingidos e cadastrados no Avadan.