Elvi Donadel participa de inauguração do Fórum Trabalhista de Criciúma

O prefeito em exercício de Siderópolis, Elvi Donadel, participou na tarde desta quarta-feira (29) da inauguração da sede modernizada do Fórum Trabalhista de Criciúma. Instalado há dois anos em sede própria, bem no centro da cidade, o Foro enfrentava problemas por estar num espaço reduzido e com instalações improvisadas. Com a ampliação, as cinco unidades passam a dispor de uma área de três mil metros quadrados.

A obra custou R$ 1,5 milhão e, além da acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, preocupou-se com a economia de recursos naturais e uma melhor ergonomia para os funcionários, a exemplo das outras sedes próprias que vem sendo inauguradas nos últimos dois anos. “A justiça está de parabéns e a população de toda a região passa a partir de agora a contar com um ambiente adequado na busca de seus direitos”, comentou o prefeito.

Informações complementares

Em janeiro de 2010 a justiça trabalhista comemora 50 anos de sua instalação em Criciúma. Hoje , o Foro tem um serviço de distribuição, quatro varas e 6,3 mil processos em tramitação, a maioria deles (63%) na fase de execução, aqueles que já foram julgados e dependem apenas da cobrança dos débitos.

Em 2008 as unidades autuaram 3.193 processos e solucionaram 3.704, ou seja, resolveram um número 16% maior do que receberam. Além da juíza Desirré, são responsáveis por essa movimentação processual os juízes Erno Blume, José Lucio Munhoz, Magda Eliete Fernandes (titulares), Carlos Alberto Begalles, Elton Antônio de Salles Filho, Sergio Massaroni, Silvio Rogério Schneider (atuais substitutos) e 58 servidores.

A jurisdição das unidades, além de Criciúma, inclui os municípios de Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga. São 372 mil habitantes, que geram um Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de cinco bilhões de reais.

* Colaboração: Assessoria de Imprensa Tribunal Regional do Trabalho/SC