Patrulha agrícola é incrementada com nova colhedora de forragens

A Prefeitura de Siderópolis adquiriu este mês uma colhedora de forragens para fabricação de silagem. A máquina, que teve um investimento de aproximadamente R$ 14 mil, será usada em pequenas propriedades rurais visando contribuir com a sustentabilidade da agricultura familiar.

A silagem em Siderópolis começa a partir da segunda quinzena de dezembro e se estende até meados de abril, sendo que a prefeitura desloca o maquinário até as propriedades. O processo é simples e é feito depois do milho amadurecido.

Ele então é triturado pela ensiladeira acoplada no trator e armazenado em depósitos totalmente cobertos e protegidos das ações do tempo. Em Siderópolis cerca de 70 famílias de agricultores utilizam esse método para alimentação do gado no inverno. “É dessa maneira que o gado se alimenta no período de frio quando a pastagem fica precária. A silagem é fundamental nesse processo”, comenta o produtor Irme Macarini.

A preocupação da prefeitura com a agricultura faz sentido já que boa parte da arrecadação do município vem das propriedades rurais. "Este trabalho que a secretaria de agricultura faz é muito importante, porque geralmente os agricultores não têm condições de ter as máquinas agrícolas. Nosso objetivo é promover cada vez mais a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar", comenta o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis
João Manoel Neto