Prefeitura fecha para Dia do Descarte

A prefeitura de Siderópolis estará fechada no período da manhã da próxima quinta-feira (26). As secretarias municipais não atenderão o público porque estarão participando do Dia do Descarte. A tradicional técnica japonesa empregada nas empresas chega à administração pública com o objetivo de fazer uma limpeza geral, descartando aquilo que não tem utilidade ou que precise de reparos. “A intenção é organizar o ambiente de trabalho para facilitar a realização das atividades”, explica a Secretária de Administração, Dalvânia Cardoso.

Durante a manhã, os funcionários revisarão os setores e colocarão quatro etiquetas coloridas, cada uma com um significado: material não aproveitável, material para arquivo público, material que necessita de conserto e material que pode ser aproveitado em outra secretaria. Tudo que for separado será encaminhado a Secretaria de Obras para que o destino final seja dado.

A necessidade de eliminar o que não serve e deixar o ambiente de trabalho com melhor aspecto foi constatada no início do ano. “É o caso do arquivo público que tem muito documento sem utilidade. Por Lei, por exemplo, nós somos obrigados a guardar documentos de pessoal por 30 anos, mas documentos contábeis, segundo o Tribunal de Contas, poderão ser desfeitos após cinco anos da aprovação das contas”, comenta a secretária.

Numa pré – limpeza ocorrida em janeiro no arquivo público constatou-se que mais da metade da papelada era inútil. Documentos mais antigos serão considerados documentos históricos e serão guardados para um futuro museu. Já os equipamentos inservíveis serão encaminhados para leilão.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis

João Manoel Neto