Reunião frustra prefeitos

Os prefeitos que compareceram a reunião da Comissão Externa de Acompanhamento da Tragédia Climática de Santa Catarina saíram frustrados do encontro. A expectativa era de que nesta quinta-feira (5) fosse anunciada a liberação das horas máquinas para a recuperação das estradas que foram danificadas nas chuvas do início do ano, algo que não aconteceu. “A gente sai frustrado porque, embora não venha faltando empenho de nenhuma das autoridades nas três esferas governamentais, já se passaram dois meses e ainda não recebemos nenhum centavo. A população cobra e ficamos numa situação delicada”, comenta o prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga.

Durante a reunião o presidente da Comissão, deputado federal Paulo Bornhausen informou os valores que já foram e estão sendo liberados, do R$ 1 bilhão que está destinado a reconstrução de infra-estrutura do Estado. No entanto, a liberação dos recursos será feita de maneira prioritária para o norte, principalmente para a região do alto vale do Itajaí. “Essa é a 4ª reunião que nós participamos com autoridades e não chegamos a uma solução prática ainda. Saímos sem data para receber os recursos. Vamos continuar trabalhando para minimizar de maneira paliativa os estragos”, finalizou Guinga.

Assim como Siderópolis, Forquilhinha também foi bastante castigada com as chuvas. “Eu esperava sair daqui tranqüilo, mas infelizmente o resultado da reunião foi frustrante. Estamos tendo que fazer a recuperação com recursos próprios e isso é muito difícil”, afirma o prefeito de Forquilhinha Vanderlei Alexandre.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis
João Manoel Neto