Siderópolis perde 145 mil reais de receita

O prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, anunciou em reunião do secretariado nesta terça-feira (3) uma queda de 12,24% na arrecadação do mês de janeiro comparada ao mesmo período em 2008. Assim, os cofres municipais deixaram de receber no primeiro mês de 2009, R$ 145.330,60. A diminuição é reflexo da crise econômica e ambiental que agora chega aos municípios. A previsão inicial feita pela secretaria de finanças dava conta de uma queda de R$ 61 mil. “O momento é delicado. Quando o Governo do Estado avisou que o maior objetivo deste ano era pagar os salários a gente custou a acreditar, mas agora vimos que a realidade é essa”, disse apreensivo Guinga.

A situação é ainda mais preocupante tendo em vista que janeiro é a melhor receita do ano devido aos reflexos de vendas das festividades no mês de dezembro. Para fevereiro, se nada acontecer, a queda na arrecadação será ainda maior. “Nós conseguimos fechar os últimos quatro anos com superávit, e estávamos equilibrando as finanças aos poucos, mas com esse momento de crise em breve já começaremos a ter um déficit. Precisamos mudar o planejamento”, explicou o prefeito aos secretários.

Cortes começam em 15 dias

A administração passa a partir de agora a ter dois focos: aumentar a receita e reduzir ainda mais as despesas. “O problema é que nós já estamos no fio da navalha e gastando somente o essencial para desempenhar as funções”, comenta. Como a ordem é economizar, serão anunciados nos próximos 15 dias os primeiros cortes. “Nós vamos fazer um levantamento em toda a administração. Vamos enxugar ainda mais para tentar minimizar os reflexos da crise. Caso contrário nós vamos entrar num perigoso processo de contrair dívidas sem saber quando poderemos pagar”, finalizou o prefeito.